Rua Salto Grande, 807 • Jd. do Trevo
Campinas/SP • Brasil • CEP 13040-001
(55.19) 3278.4333 • Building System
(55.19) 2513.4049 • Kit Glass

 
 
Notícias
 
10/02/2017
Norma de componentes para consulta pública

Os novos textos que tratam dos requisitos e métodos de ensaio para articulações e fechos de esquadrias a serem incorporados à ABNT NBR 15969-4 (norma de componentes de esquadrias), estão em consulta pública, para análise e sugestões dos interessados. Esse processo vai até dia 12 de fevereiro para o texto sobre fechos e dia 16, do mesmo mês, para o texto sobre articulações.

Roney Honda Margutti, gerente de tecnologia do Siamfesp (Sindicato da Indústria de Artefatos de Metais não Ferrosos no Estado de São Paulo) e coordenador da Comissão de Estudos de Esquadrias (ABNT/CEE-188 Ferragens), ressalta a importância de o processo estar sendo desenvolvido com a participação dos laboratórios onde serão realizados os ensaios técnicos, isso, segundo ele, evita incompatibilidade entre a norma e os métodos de avaliação.

Segundo Margutti, além de conceituar o que são articulações e fechos para esquadrias, o conteúdo da norma traz pontos importantes com relação ao uso, operação e manutenção dos componentes, além da relação deles com a segurança dos usuários.

Entre eles, está a descrição da limitação de abertura máxima de passagem para janelas maxim-ar, onde “a projeção máxima da folha móvel da esquadria, em relação à face externa da edificação, deve ser limitada a no máximo 30 cm para obras convencionais e 20 cm para hotéis, hospitais e instituições de ensino”.

Para os fabricantes de componentes, entre as exigências, está a de que eles devem disponibilizar aos consumidores, em meios físicos ou eletrônicos, no mínimo as seguintes informações técnicas: “de aplicação, instalação, manuseio e conservação; carga máxima admissível; descrição e quantidade dos itens fornecidos; e material predominante utilizado na sua composição”.

A AFEAL mantém grupos de trabalho e de discussões, com as Comissões de Estudos na ABNT, sobre as normas que abrangem o universo das esquadrias de alumínio.  Confira o calendário de reuniões sobre as normas em revisão em 2017 (link).

A consulta pública da NBR 15969-4 é aberta à sociedade e todos podem acessar o conteúdo no portal da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), enviar sugestões de aprovação ou não aprovação, devendo apresentar as objeções técnicas que justifiquem a manifestação.

De acordo com o gerente geral da AFEAL, Fernando Rosa, a participação dos associados da AFEAL nesse momento é fundamental. “As diretrizes da norma afetam diretamente o segmento de esquadrias de alumínio e, por isso, cada novo ponto merece ser analisado com toda atenção, pois as mudanças direcionarão o futuro dos negócios”, explica Rosa.

Para participar, os interessados devem se cadastrar no site e acessar a página consulta nacional. Caso seja cadastrado, podem acessar o link (http://www.abntonline.com.br/consultanacional/projetat.aspx). As sugestões serão avaliadas e, se qualificadas, os responsáveis serão convidados a participarem da análise de voto para possível aprovação.

Após a etapa de consulta pública, que passa pela avaliação das sugestões e possíveis alterações, o texto é encaminhado para a aprovação do documento final pelo CEE 188. Quanto mais ampla a participação, mais benefícios a normalização trará para a sociedade como um todo.

 

Fonte: AFEAL

 

 

 
 
 
 
 
ALCOR ALUMÍNIOS. Todos os direitos reservados. Criado por DRW Integrada
Rua Salto Grande, 807 • Jd. do Trevo • Campinas/SP • Brasil
CEP 13040-001 • Tel.: (55.19) 3278.4333 • vendas@alcoraluminios.com.br